segunda-feira, 12 de maio de 2014

Concursos literários!

"Ei, Erwin! Eu vi que estão abertos alguns concursos literários, dentre eles o tão famoso prêmio Jabuti!" -- um colega me disse empolgado. -- "Mas... devo mandar meu livro que trabalhei duro para eles? E se eu não ganhar, poderei publicá-lo depois? Ahhh O que eu faço?"

Calma, jovem! Vamos por partes!

Para quem não conhece, existem concursos destinados à literatura. E como o nome sugere, são avaliadas obras literárias e algumas são classificadas como as melhores. Como todo concurso, existe um prêmio para o(s) melhor(es) colocado(s).

"Hmm... E que tipo de prêmio?"

O prêmio para o primeiro colocado, ou ganhador, geralmente é uma quantidade de dinheiro (podendo ser paga em moeda estrangeria caso seja um concurso também para o exterior) e a publicação da obra pela editora responsável pelo concurso.

"Uau! Isso é incrível! Mas de quanto estamos falando? E puxa! Uma publicação! De verdade?"

O valor da premiação varia, mas para dar um exemplo existem os que paguem 3 mil euros! Sim, euros!
E a tão sonhada publicação vem em seguida! Chamar a atenção de uma editora é muito difícil... Portanto, um concurso é uma ótima chance para mostrar o seu potencial. Algumas até, além de publicar em todo território nacional, mandam pro estrangeiro! Imaginou um livro seu rodando o mundo?

"Isso seria incrível! Porém, eu ainda to começando. Escrevi meu primeiro livro e acho que ainda tenho muito o que eu aprender..."

Pode parar por ai! Com certeza, o mundo da literatura é um universo eterno de aprendizagem, mas não pense que por estar começando sua história não é boa! Ela tem início, meio e fim? Passa uma mensagem ao leitor? Empolga e chama a atenção? Então porque não poderia ser um livro bom? Não confunda as coisas, só porque seu livro não ganhou o prêmio ele seja ruim. Podem existir outros mais elaborados, mas isso não tira o mérito do seu. Mas também, não se deve enviar uma obra às pressas. É importante revisá-la, ouvir a opinião de alguém antes que possa dá-la como concluída.

Enfim, tenho uma boa notícia. A maioria dos concursos, mesmo que sua história não receba a primeira colocação, dá menção honrosa. Isso funciona como uma carta de recomendação. É como se dissessem: "Este livro é ótimo! E só não o publicamos por termos de escolher apenas um!", ou seja, comemore meu amigo! Gostaram do livro e isso contará bastante quando enviar sua obra a uma editora, acredite!

"Não sabia disso! Então quer dizer que mesmo não ganhando existe a chance de receber uma recomendação? Legal!"

Sim, mas é preciso ter cuidado! Cada concurso tem seu regulamento e é muito importante ler cada regra com atenção! Alguns pedem um mínimo de páginas, outros um gênero específico, e alguns um público alvo pré-determinado. Então se você leu o regulamento e sua obra se encaixou perfeitamente no que eles querem, não perca tempo! Faça sua inscrição e envie já seu manuscrito!

"Farei isso agora mesmo! E como faço para mandá-lo e fazer minha inscrição?"

Confira agora no próprio site. Aqui estão os concursos literários abertos no momento:



Os concursos abrem, acredito, semestralmente ou anualmente. Então se seu livro não ficou pronto a tempo. Não chore, terá outra chance.

"E, Erwin... E se eu tiver mais de uma obra pronta?"

Bem, além de você ser meu herói, é possível, sim, mandar os dois para o mesmo concurso ou enviar uma obra para um concurso e o outro livro para um concurso diferente. Mas eu não ainda vi um que permitisse enviar uma mesma obra para vários concursos diferentes. Geralmente eles pedem exclusividade. E se fossem vocês, obedeceria... Ouvi rumores de coisas terríveis que aconteceram aos autores que tentaram dar um de espertinhos... Não! Eles não vão sequestrar sua família ou cortar suas mãos! Que hipérbole! Quis dizer que você pode ser mal visto pelas editoras e desclassificado do concurso. Algo antiético, apenas isso. Mas tenha cuidado, estamos começando nossa carreira, não vamos querer começar com o pé esquerdo, não é mesmo?

"Entendi! Estou empolgado! Vou revisar minha história, dar uma boa lida no regulamento e, se tudo estiver de acordo, me inscrever!"

Faça isso, meu amigo. E espero encontrar seu livro logo, logo nas livrarias.

John Erwin

0 comentários:

Postar um comentário