sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como lidar com o bloqueio criativo?


Às vezes nos deparamos com essa situação. Aquela lampadazinha não se acende no topo da cabeça. As ideias não vêm e o livro não se desenrola.


O que fazer?

A resposta para essa questão eu encontrei na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em palestras de grandes escritores como Eduardo Spohr e Raphael Draccon.

Eles relatavam que o problema da página em branco é comum até entre os escritores profissionais. Na verdade, é ainda pior, eles contam.

Muitos escritores iniciantes escrevem apenas quando estão inspirados. Esse é o primeiro erro.
O segundo erro é não criar um roteiro para suas histórias, o que faz acontecer o problema de continuar a história.

Draccon conta que o roteiro é de extrema importância para os escritores. Através de tópicos, descreve toda a trajetória do livro: de onde vai começar, as passagens do personagem, os acontecimentos importantes. Depois de feito isso, é só segui-lo. Dificilmente o autor, feito o roteiro, ficará travado, pois ele saberá o que acontecerá em seguida.

O sonho de estar em uma grande editora é um sonho para qualquer escritor, mas há seus "contras". Os grandes escritores acrescentam que suas editoras cobram o término de seus livros. E alguns até dizem que há, sim, um número de páginas que devem fazer por dia para que na data estipulada, estejam com o livro pronto em mãos.

Assim como eu, acredito que você também deseja entrar para uma grande editora e viver de sua escrita. Mas para isso, devemos treinar desde já a cumprir prazos sem que isso prejudique nossa qualidade de texto. Lidar com pressão é necessário, e possível! Afinal, quem já passou pela situação de não ter terminado o livro quando são abertos vários concursos literários sabe o quanto isso é ruim. Ou quando aquele agente literário está passeando por um evento e você não tem seu livro pronto para apresentá-lo... É realmente chato, portanto devemos trazer conosco alguns mantras para que lá na frente já estejamos preparados.

Mantras para vencer o bloqueio criativo:

- Volto a citar Pablo Picasso: "Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando."

- Faça roteiro para todas as suas histórias!

- Um dia estará em uma grande editora, e ela estipulará prazos, por que não começar desde já?

- Algumas vezes, você só precisa descansar. Veja um filme, leia um livro, saia com um amigo ou namorado(a), tome um banho (é incrível como as coisas fluem quando estamos debaixo do chuveiro).

- Não se dê desculpas! Pensamentos como "hoje estou cansado" ou "hoje estou triste" vão só adiar o término do seu livro. Ou você controla seus pensamentos ou deixe que eles controlem você. A escolha é sua.

Mantras Essas foram algumas dicas que me ajudaram bastante. Se você tem um método que pode acrescentar a esse tópico, encaminhe para a Utopia. Espero encontrá-los em grandes escritores um dia, dando as mesmas dicas que os ajudaram quando menores.

Mãos à obra!

John Erwin.



0 comentários:

Postar um comentário