sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sugestão nº 1 - Bakuman!

Sugestão #1 - Bakuman

Primeiramente, vale a observação de que Bakuman é um mangá, o qual virou anime.

Para quem desconhece o nome, "anime" é o que muitos chamam, de forma equivocada em minha opinião, de "desenho japonês". Sim, desenho...



Se você fez cara feia pelo que acabou de ler, peço por um pouco mais de sua paciência. Leia só mais um pouco... E se você é daqueles que não fez cara feia e já conhece o que é um anime/mangá, vá até a linha vermelha e continue lendo dali.

Um pequeno passeio cultural aos desavisados.

               Sabe essas crianças que jogam bola na rua, que crescem com o sonho de se tornar um jogador de futebol, que treinam de verdade para alcançar seu sonho que é tão difícil de ser concretizado porque ela é uma estrela dentre tantas outras inseridas neste universo que é o Brasil? Pois, bem... No Japão o quadro é outro, ao invés de jogador de futebol, a disputa é para ser mangaká (profissionais que fazem esses "desenhos japoneses"). A concorrência  é gigantesca! Na verdade, lembra muito nossa realidade como escritores para  publicar um livro. Eles abdicam dos feriados, de finais de semana, de horas de sono. Tudo isso para manter a qualidade da sua obra e para superar a expectativa da editora e de seus leitores. Diga-me, quantas vezes você já abdicou de horas de sono, feriados, finais de semana para se dedicar integralmente a sua obra? É bastante reflexivo, não acha? 

Um país pequeno.

               Agora, pensemos mais um pouco... É comprovado que se nos dedicarmos a uma tarefa, certamente nos tornaremos bons naquilo. Então se esses profissionais chamados mangaká se dedicam tanto, o quanto eles são bons no que fazem? Bastante. Tudo bem... concordam quando dizem: "Poxa, poderia fazer uma minissérie, um filme, até um curta metragem, mas desenho?" Sim! Desenho... Por um bom motivo: espaço. Já pararam para analisar o tamanho do país? Japão é por pouco 50% maior que o estado de São paulo! Ou seja, imagine nosso país inteiro comparado a ele... Logo, eles não têm estrutura física como os Estados Unidos para construírem inúmeros estúdios de cinegrafia. Agora, papel? Isso se põe na gaveta. É claro que a quantidade absurda de papeis que são usados todos os dias não caberiam em gavetas, mas convenhamos que o espaço é bem inferior a um estúdio para um filme. 

Esta explicação foi necessária para que seja quebrado um preconceito, o qual até mesmo eu tinha, mas dei uma chance a uma nova cultura, e me surpreendi com isso. E acredito que vocês também possam se surpreender.

Continue lendo aqui!

Há um anime que eu recomendo fortemente aos aspirantes a escritor e a qualquer artista: Bakuman.

"Bakuman é a história de dois garotos do 9º ano que querem se tornar mangakás, ou criadores de mangás. Os personagens principais incluem Moritaka Mashiro , que é um desenhista, e Akito Takagi , que é um roteirista. Os primeiros capítulos alternam situações de drama adolescente com informações sobre a história do mangá e sobre os aspectos técnicos da criação dos mesmos".

"Tá, mas... o que isso tem a ver conosco?"

Tudo!

É óbvio que este blog não é destinado a mangakás, porém em Bakuman é representado os obstáculos, a motivação, os erros e acertos que os personagens principais passam nessa história são parecidíssimos com o que viveremos em nossa jornada. Acreditem...
Os valores que são passados também considero muito importantes: a contribuição que uma rivalidade sadia traz, além da importância da amizade, dos sonhos.

Com certeza, não estou obrigando ninguém a nada. Isso é um convite de coração. Bakuman consegue dar uma aula de todas essas lições com muito humor e muito suspense. É incrível como o leitor/telespectador se empolga como se estivesse vendo um perseguição policial!

Não apenas com o Japão, podemos aprender bastante com outras culturas. Histórias hindus, por exemplo.


Philip Pullman certa vez disse 
"Leia como uma borboleta e escreva como uma abelha"
Isso quer dizer, meu amigo, absorva as partes boas e elimine as ruins. Portanto pegue as coisas boas que Bakuman tem a oferecer.

Eu, como também sou um aspirante a escritor, também estou nessa caminhada de aprendizagem. Portanto, se acreditam que bakuman não seja uma boa indicação, mande um comentário, dê sua opinião. Àqueles que deram uma chance ao bakuman ou já conheciam, deixem seus comentário, diga-nos o que a obra lhe contribuiu.



Até a próxima!

John Erwin

0 comentários:

Postar um comentário